WhatsApp

Voltar ao topo

Monte Verde

Como nasceu a cidade?

Pensou em um destino turístico do Brasil que una natureza, paz, amor e até aventura, pensou em Monte Verde!

E quem pensou e criou essa cidade foi Verner Grinberg, um imigrante da Letônia que, ao conhecer a região (antes chamada de Campos do Jaguari), se encantou com o clima e as paisagens do lugar, tão parecido com sua terra natal.

A família Grinberg chegou ao Brasil em 1913, junto a outros tantos imigrantes da Letônia e foi morar em 1921 na então recém-fundada Colônia Varpa, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista e formada por seus patrícios letões.
Lá, ao se casar com dona Emília Leismeir, resolve passar sua lua de mel em Campos do Jordão, região parecida com a sua terra natal; o jovem casal se empolga com o clima de montanha e com as paisagens da Serra da Mantiqueira.

Em 1936, ouviu falar dos Campos do Jaguari, município de Camanducaia hoje Monte Verde, lugar de clima e paisagens semelhantes a Campos do Jordão. Imbuído de espírito empreendedor, sobe até o pé da Serra da Mantiqueira em lombo de burro, abrindo picada no meio do mato.

Em 1938, ali adquire terras e inicia a formação de uma fazenda. Com o passar do tempo, muitos de seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar.

E aos amigos e parentes, geralmente europeus e adeptos de sua religião, a batista, cedia terreno para que construíssem casas e viessem morar na fazenda. Hoje a famosa cidade Monte Verde.

Foto do Verner Grinberg dentro do avião
Foto do Verner Grinberg do lado de um avião

E o nome Monte Verde, vem dos montes verdes, né?

A resposta é não. E tem a ver Verner. Ou melhor, com seu sobrenome “Grinberg”. Em alemão, “Grün” significa verde, e “Berg” significa monte.

Monte Verde, é uma cidade une aventura, gastronomia e romance. Ou seja, uma cidade para diferentes públicos e gostos. Separamos aqui embaixo apenas algumas dicas de turismo pra você:

1Fazer uma trilha

Nossa cidade possui diversas opções de trilhas com paisagens naturais de tirar o fôlego.

Entre elas, destacamos a Trilha da Pedra Redonda, com 926 metros de extensão, um nível de dificuldade médio e diversos pontos estratégicos para fotos incríveis.

2Voar um gavião

Que tal incluir no seu roteiro uma escola de falcoaria? Localizada a 4 km da nossa cidade, a escola oferece uma das mais antigas interações entre o homem e a natureza.

Por lá, um instrutor irá te apresentar um gavião-asa-de-telha e você irá voá-lo, além de aprender muito sobre aves de rapina e seus treinamentos!

3Caminhada na avenida principal

Se você gosta de artesanato e algumas compras turísticas, você não pode deixar de caminhar pela charmosa avenida da cidade. Separe algumas horas da sua viagem para vivenciar essa experiência.

4Variedade de queijos!

Gosta de queijo? Monte Verde é o lugar certo pra você! Não deixe de visitar as lojas especilizadas no centro da cidade, inclusive com fabricação própria.

5Comer muito chocolate

Por fim, depois de tantas atividades, nada mais justo do que uma sobremesa, não é mesmo? A gastronomia é um dos cartões de visita da cidade. E as delícias vão desde o prato de entrada até as diversas opções de chocolate.

Nesse quesito, nossa dica é a CHOCOLATERIA MONTE VERDE, a primeira fábrica de chocolates em Monte Verde!

Venha se hospedar conosco!

(11 a 64 anos)

(3 a 10 anos)

(Acima de 65 anos)

(Até 2 anos)

Já se hospedou conosco? Se sim, ganhe 5% de desconto. Informe o seu cpf*:

*Consulte as condições

Obrigado!

Recebemos a sua solicitação de cotação

Em breve você a receberá em seu e-mail.

Desculpe-nos, não temos vagas.

Por favor tente outra data, ou conte com nossa ajuda para efetuar a sua reserva.

Se preferir, clique aqui e veja uma ótima sugestão no Hotel Floresta Negra